Perguntas frequentes

O que é voluntariado?


Voluntariado é qualquer ação de interesse social e comunitário em que a atividade desempenhada reverte-se a favor do serviço e do trabalho com objetivos de saúde, escolaridade, cultural e etc.




Quais são os objetivos das nossas Missões humanitárias?


Em se falando da ONG Sementes da Saúde, objetivamos levar atendimento e saúde de qualidade em todo o tempo que estamos concentrados em uma missão. Para isso, é importante dizer que nossas missões não objetivam fazer turismo. Nosso interesse principal é o trabalho, de modo que teremos muito pouco tempo de folga. É preciso ter ciência de que não somos turistas e temos de tratar pessoas e lugares com respeito. O nosso trabalho começa bem cedo, pode durar o dia todo e não temos intervalos nem programações fixas, tudo objetivando oferecer o melhor para a população local.




Existe algum tipo de remuneração?


Nossa ONG é uma organização sem fins lucrativos. Todas as nossas ações e atendimentos são realizados de modo voluntário e gratuito, não havendo salário, ajuda de custo, nem qualquer benefício financeiro para os missionários inscritos. Todos viajam de forma voluntária, custeando todas suas despesas pessoais, como alimentação, transporte aéreo e terrestre.




Como funciona a hospedagem?


Para missões longas, com necessidade de estadia, normalmente temos uma “base” sem custo, porém vale salientar que todas as outras despesas ficam a cargo do voluntário, isso inclui o preço da passagem, de alimentação e qualquer gasto extra. Não podemos deixar de destacar ainda que nossa estadia normalmente é cedida por escolas, igrejas e hospitais e, portanto, são estruturas simples e sem conforto.




Como se estrutura o grupo de voluntários?


Nosso grupo de missionários é por vezes bastante numeroso e heterogêneo, temos que conviver na mesma casa, compartilhando e dividindo tudo com pessoas que muitas vezes não conhecemos e, para isso, torna-se essencial o respeito e tolerância para se viver em grupo, lidando com diferenças sociais, éticas, culturais e ideológicas, de forma que o interesse do grupo seja sobreposto ao individual. Dentro dessa perspectiva, você precisa saber que toda logística, incluindo organização e arrumação da casa, preparo de refeições são feitas pelos próprios missionários, independente de sua profissão e que a contribuição de todos é essencial nesse momento. Vale ressaltar que o bom senso e as leis de bons convívio devem ser respeitadas e seguidas, com o objetivo de aumentar a eficiência da Missão.




Posso tirar fotos e filmar durante a viagem?


Sim, no entanto, vale a lei do bom senso e principalmente o respeito ao próximo. Na África, existem regiões onde há crenças negativas a respeito da fotografia. As pessoas podem se sentir extremamente ofendidas o que pode causar um sério problema com a população local e comprometer a segurança do missionário e a missão de forma geral. No entanto, essa crença está sendo desmitificada. Para evitar quaisquer problemas, SEMPRE recomendamos que ANTES das fotos, se peça permissão, e quando crianças, pedir inclusive aos responsáveis. Vale sempre ressaltar: o foco da missão não é o turismo, use sempre seu bom senso e saiba que nem sempre ser fotografado é agradável.




Como funcionam as fotos e vídeos oficiais da ONG?


Todo voluntário cede a ONG o direito ao uso de sua imagem para fins publicitários.




Quais são os idiomas requisitados?


Como você deve saber, nossas ações humanitárias incluem o Brasil e outros países do mundo, para isso saber falar outro idioma é essencial para nossas missões internacionais. Por enquanto, as línguas requisitadas são português, francês, espanhol e/ou inglês.




Como funciona o processo de recrutamento?


O processo se inicia quando o voluntário preenche o "Formulário de Recrutamento", que nada mais é que um cadastro para conhecermos melhor seu perfil e incluirmos seu nome em nossa base de voluntários e futuros voluntários. Todos devem preencher esse formulário, independentemente da Missão objetivada. Antes de cada Missão, divulgaremos em nossas midias sociais, em nosso site e por e-mail um novo formulário, específico para essa missão, onde somente os interessados devem preencher. Basta ficar atento para realizar esse segundo passo. Após, recrutaremos aqueles candidatos que se encaixam no perfil de voluntários para a missão proposta para uma entrevista, que pode ser pessoal, por telefone ou por videoconferência dependendo da disponibilidade do momento. Os critérios de seleção variam de missão a missão, visto que cada uma apresenta peculiaridades diferentes. Pedimos que fiquem atentos ao nosso site e nossas redes sociais para maiores informações, links e prazos de recrutamento.





sIGA-NOS
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

© 2018 by Sementes da Saúde - Todos os direitos reservados