top of page

Ao longo dos anos a ONG Sementes da Saúde foi estabelecendo parcerias e expandindo suas ações para lugares cada vez mais distantes. Cada projeto é desenvolvido pela coordenação com muito carinho, levando em conta as necessidades e características específicas da população atendida.

Sementes no Benim

Desde 2011, nossos voluntários viajam anualmente até a África e realizam atendimentos e procedimentos cirúrgicos em diversas regiões da zona rural de Benim, um país muito pobre, situado na África Ocidental. Nossas ações duram cerca de 20 dias e incluem centenas atendimentos clínicos, procedimentos cirúrgicos, atendimento odontológico e procedimentos de enfermagem. Além dos atendimentos, a ONG promove treinamentos das equipes de saúde local sobretudo no que se refere à promoção e prevenção em saúde. Este foi o primeiro projeto da ONG Sementes da Saúde.

As viagens geralmente ocorrem no segundo semestre. Os voluntários são convidados e selecionados levando em consideração o envolvimento com a ONG e a participação em outras ações no Brasil.

OMN_1418.jpg

Curso em Emergências Obstétricas para parteiras da região de Zinvié (Benim, Africa)

Sementes na Rua

Este projeto tem seu foco na atenção à saúde da população em situação de rua. O sistema de saúde público tem demonstrado dificuldades em atender a demanda deste grupo de extrema vulnerabilidade. As casas de passagem, abrigos e outras muitas instituições têm realizado um trabalho fantástico no apoio, orientação e suporte social a estas pessoas. A ONG Sementes da Saúde tem realizado atendimento médico e odontológico em parceria com estas instituições, adentrando os locais com os quais os moradores em situação de rua já possuem vínculo, promovendo desta maneira saúde e bem estar. 

9b93a8ef-4631-40f7-8a70-7b9aadd9a123.jpg

Atendimento na Casa de passagem Madre Tereza de Calcutá  - Suzano/SP

Sementes do Mundo

Firmamos recentemente uma parceria com o Centro de Apoio e Pastoral do Imigrante (CAMI), uma importante entidade de luta contra o tráfico de pessoas e trabalho análogo à escravidão. Essa instituição também promove um trabalho brilhante no acolhimento e suporte ao imigrante. Neste projeto conjunto, fornecemos apoio no que diz respeito às questões de saúde a essa outra população vulnerável. Atendimentos clínicos e de especialidades além da tentativa de inserção dessa população ao sistema público de saúde através de orientações e assistência social.

DSC_0543.jpg

Atendimento na sede do CAMI - São Paulo/SP

Sementes da Infância

Através do Sementes da Infância, levamos atendimento de saúde de qualidade e excelência para mais uma população vulnerável: crianças e adolescentes de comunidades extremamente carentes na periferia de São Paulo. Além de atender problemas pontuais, como resfriados, amigdalites, otites, entre outras, também esclareceremos dúvidas e prestaremos orientações referentes a importância do aleitamento materno e vacinação. Oficinas e atividades de lazer para as crianças também são organizadas pela coordenação. 

DSC_0374.jpg

Atendimento na Comunidade do Chuca - Itaquera - São Paulo/SP

Sementes do Cárcere

Neste projeto, incorporado à Sementes da Saúde em 2019, unimos nossos valores e princípios a um grupo de profissionais de saúde que já realizavam atendimentos a outra população que também é negligenciada e posta à margem da sociedade - a população carcerária. A alta prevalência de doenças infecto-contagiosas desta população (Tuberculose, DSTs, Hanseníase, entre outras) afeta diretamente a população em geral, uma vez que quando retorna , o indivíduo torna-se um transmissor direto, disseminando a doença na comunidade. Além do mais, há um grande déficit de profissionais de saúde para tão grande demanda existente no sistema carcerário. Acreditamos que o atendimento humanizado a esta população tem um papel central na ressocialização e reconstrução da trajetória daqueles que cometeram delitos. 

a4cc821d-a718-4f08-ab18-0ada10b057f3.jpg

Atendimentos em um grande presídio da Grande São Paulo

bottom of page